G-NC7WLL5QK8
|
|
|
|
"A camada branca presente e na parte externa do filtro é causada por um fenômeno chamado eflorescência, que ocorre graças à porosidade da argila usada com matéria prima para o utensílio.
Durante o processo de filtragem, parte da água atravessa os poros da argila e troca calor com o ambiente, evaporando. Porém, os sais minerais que estão nela permanecem do lado de fora do filtro, formando a camada branca.
Quanto maior a presença de sais minerais, maior a formação das manchas. Mas, fique tranquilo. “Isso é super normal e não traz risco nenhum à saúde”, explicam. Eflorescência é só uma questão estética. A água continua boa para beber e as manchas não representam nenhum risco à sua saúde.
A eflorescência pode não ter um aspecto muito agradável, mas faz parte de outro processo que ajuda a manter a água gostosa para o consumo, como cita o Instituto.
Antes de tudo, vale dizer que fazer a limpeza da mancha é apenas por uma questão estética – ou seja, não é necessário. A publicação da UFRJ detalha que para resolver isso, basta limpar o filtro com o lado macio de uma esponja nova e molhada.
Não use nenhum produto! Nada de água sanitária, detergente, álcool, etc. Qualquer substância contaminará o filtro, deixando a água com um gosto estranho.
De quanto em quanto tempo trocar as velas dos filtros?
Para manter a qualidade da sua água, trocar a vela de filtragem a cada 6 meses, não passando de um ano. Para limpeza, usar apenas água (sem bucha, sabão ou qualquer produto de limpeza).
Qual vela usar?
Já enviamos uma, mas quando for trocar, só comprar aquelas comuns que vendem em mercados, loja de material de construção.
Links importantes!
Matéria do Almanaque SOS:
https://www.almanaquesos.com/mancha-no-filtro-de-barro-nao-e-mofo/
Publicações do Instituto de Química da UFRJ:
https://www.facebook.com/institutodequimicaufrj/photos/a.101243011391378/118620759653603/?type=3
https://www.facebook.com/institutodequimicaufrj/posts/pfbid02uguJvhW1Tx7eY5Jhx5obdmajAxdf3qkheYZMCpRpvaX1E965EohFsMGscdaJzBaWl